terça-feira, 18 de maio de 2010

Gravura, outra


Desde há cerca de 30 anos que venho desenvolvendo um processo de gravura que, na sua raiz tem relação com as primeiras marcas resultantes das pegadas deixadas na lama ou em terrenos argilosos que solidificaram por concreção (Peche-Merle, Altamira, etc.).
Promoveram-se workshops tendo como base esse processo que me libertou de muita da toxicidade que rodeia a gravura.
Num deles, em Arzila, Marrocos, os participantes - Artistas vindos de várias latitudes - incentivaram-me a publicar um manual com os detalhes do processo.
O pequeno livro foi impresso e aí está dado à estampa, com lançamento oficial marcado para Novembro na altura da exposição no Palácio Galveias em Lisboa.
Chama-se "Gravura, outra - manual de gravura com pasta de pedra".
Entretanto já por aí vai circulando, apoós uma apresentação informal que teve lugar na Galeria Arthobler - Livraria Ler Devagar também em Lisboa, aquando da minha exposição de gravura que ali decorreu em Março.
Fica a fotografia da capa.

2 comentários:

  1. GRACIAS DAVID, POR TU GENEROSIDAD EN TRANSMITIR
    TUS INVESTIGACIONES, APORTACIONES Y TODA TU EXPERIENCIAS. UNA FORMA DE GRABADO DISTINTA, LLENA DE POSIBILIDADES CREATIVAS Y ACORDE CON LOS VALORES ECOLÓGICOS.

    ResponderEliminar
  2. Mestre e amigo David,
    finalmente disponivel para todos os que se interessam pela Gravura, sobretudo pela evolução que esta Técnica teve, graças à força, ao saber e à dedicação de alguns Grandes Artistas que têm criado a Gravura Contemporânea, destacando-se nessa obra o David de Almeida, aí temos o Manual!
    Felicito-o por mais esta lição. Grande abraço,
    Luís Fernandes

    ResponderEliminar