sábado, 30 de outubro de 2010

A Primeira-dama da Gravura nos EUA

Nascida em 1904 em Ekaterinburg, Rússia, no seio de uma família abastada, Tatyana passou parte da sua vida fugindo de guerras e revoluções que a perseguiram até ao Japão, depois Alemanha, onde se matriculou na Academy of Applied Arts em Dresden onde conheceu Maurice Grossman, pintor, com quem casou em 1931. No ano seguinte o casal rumou a Paris onde travou amizade com Lipchitz, Soutine, Zadkine e outros artistas.

Dois acontecimentos trágicos marcaram a sua estadia na cidade que elegeram para viver: a morte súbita, aos 16 meses de idade, de sua filha Larissa e uma conturbada fuga aos nazis através dos Pirinéus que os empurrou até Barcelona, donde partiram para Nova Iorque, onde se instalaram em 1943.

Em 1955, Maurice sofreu um violento ataque cardíaco. Incapacitado fisicamente, não deixou de apoiar até à sua morte, em 1976, o projecto de editar obra gráfica relacionada com o desenho e a pintura, encarregando-se de seleccionar e convidar os artistas que com eles viriam a colaborar.

Tatiana assegurava o sustento da família vendendo não só as obras de ambos, mas também reproduções – em serigrafia - de artistas como Chagall e Moses Grandma.

Um dia visitou William Lieberman, então curador do Departamento de Obra Gráfica do MoMa, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque tentando vender algumas destas reproduções para a colecção do Museu.

Lieberman ficou impressionado com a elevada qualidade técnica das obras apresentadas, mas mostrou-se desinteressado na compra de reproduções para a colecção do Museu. No entanto incentivou-a a convidar artistas para editar obras originais.

As suas observações claras e precisas mudaram a vida de Tatiana Grossman. Comprou uma prensa litográfica em segunda mão, instalou-a na sua casa em Long Island e convidou artistas para trabalhar sobre as suas pedras, poetas para com eles colaborarem na edição dos livros. Iniciou assim a edição de livres d'artiste implantando essa tradição francesa na América.

Em 16 de Novembro de 1955 nasceu a Universal Limited Art Editions.

A partir de então várias gerações de artistas passariam pela ULAE e um novo caminho se abriu para a Gráfica Original Americana.

Uma das histórias curiosas daquela casa passa-se com Robert Rauschenberg que, ao ser convidado para trabalhar sobre a pedra litográfica, observou que a Idade da Pedra já ia longe, não tinha sentido voltar a ela.

Depois entusiasmou-se e praticou a litografia com regularidade, tendo Lisboa tido a oportunidade de, nos anos 70, tomar contacto com algumas destas obras numa exposição que a Fundação Calouste Gulbenkian lhe dedicou.

Considerada a Primeira-dama da Gravura nos Estados Unidos, foi Doctor of Fine Arts pelo Smith College e pelo Outstanding Achievement da Brandeis University. O Moma após as obras de remodelação homenageou-a dando o seu nome a uma das suas salas.

Partiu em 24 de Junho de 1982.

Fica esta homenagem de alguém que, de algum modo, foi tocado pela sua graça e cuja postura tomou como modelo.

Está registado por aí.

Sem comentários:

Enviar um comentário